Eleição Assemperj | Sindsemp-RJ: saiba como votar e conheça a Chapa Unidade na Luta

DestaquesNotícias

As eleições para a nova diretoria executiva e conselho fiscal da Assemperj | Sindsemp-RJ serão realizadas no início da próxima semana, nos dias 22 e 23 de novembro. Os servidores ativos (efetivos) associados poderão votar pelo Sistema Eletrônico de Votação (SEV) e os aposentados inscritos têm a possibilidade de realizar a participação no pleito presencialmente ou via Correios. A Chapa Unidade na Luta é a única concorrente ao pleito do triênio 2022-2024. (Veja aqui os integrantes e o programa)

Apesar de não haver concorrência no pleito, é fundamental que os servidores associados e filiados às entidades legitimem o processo eleitoral participando ativamente das eleições. Não deixe de participar!

QUEM PODE VOTAR ?

De acordo com o Estatuto das entidades, estão aptos ao voto no processo eleitoral apenas os servidores efetivos do MPRJ, ativos e inativos. Servidores extraquadro (comissionados e cedidos de outras instituições para o MPRJ) não estão aptos ao voto.

Servidores ativos votam em processo eleitoral virtual através do Sistema Eletrônico de Votação (SEV) do MPRJ. É o mesmo sistema utilizado pelos membros do MPRJ para votação à PGJ e outros.

Servidores inativos, na forma do Regulamento Eleitoral, votam presencialmente, nos dias 22 e 23/11, em urna na Assemperj, ou por via postal.

COMO SERÁ A VOTAÇÃO ?

Apesar da gestão integrada, a Assemperj e o Sindsemp-RJ precisam ter votações separadas, portanto o eleitor terá que depositar eletronicamente até quatro votos, a saber:

  • 01 (um) voto em chapa para Diretoria Executiva da Assemperj
  • 01 (um) voto em candidatura para o Conselheiro Fiscal da Assemperj
  • 01 (um) voto em chapa para Diretoria Executiva da Sindsemp-RJ
  • 01 (um) voto em candidatura para o Conselheiro Fiscal do Sindsemp-RJ

Os votos para a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindsemp-RJ surgirão apenas para filiados a esta entidade. Caso contrário, será disponibilizado apenas a votação para Assemperj.

Para cada voto será exigido um novo login no SEV/MPRJ.

Diferente dos outros anos, neste processo eleitoral haverá apenas um voto por eleitor para o cargo de Conselheiro Fiscal das entidades, e não o direito a três votos. O mais votado continua sendo o presidente do Conselho Fiscal.

COMO FAÇO PARA VOTAR PELO SEV/MPRJ?

O voto eletrônico é rápido e prático. Apenas os servidores efetivos da ativa podem votar por possuírem cadastro ativo junto ao MPRJ. A seguir apresentamos o passo a passo:

  1. Acesse, pelo navegador Google Chrome, o endereço eletrônico: https://sev.mprj.mp.br/sistema/sev ou se preferir no link da intranet do site do MPRJ.
  2. Coloque o seu usuário e sua senha de acesso ao Sistema de Controle de Acesso (SCA/MPRJ), onde os servidores acessam o contracheque e marcam férias, por exemplo. Importante: não confundir com o login na intranet do MPRJ!
  3. Escolha o perfil “Eleitor”
  4. Clique em “Autorizar perfil”
  5. Ao acessar a tela de votação, aparecerá as quatro votações disponíveis. Escolha a primeira clicando no ícone abaixo corresponde a votação que pretende iniciar:
  6. Na tela seguinte surgirão as opções para a eleição selecionada, com nome e imagem do candidato/chapa. Escolha sua opção e tecle em CONFIRMAR (botão verde). Se errou e deseja refazer tecle em “CORRIGIR”, botão laranja.
  7. Após clicar em CONFIRMAR, surgirá uma nova tela para confirmação do voto, com nome e imagem do candidato/chapa escolhida. O eleitor deverá conferir seu voto e clicar em “ENVIAR VOTO” para efetivar a votação ou “VOLTAR” para corrigir seu voto.
  8. Finalizado esse processo, o eleitor deverá voltar à tela de login inicial clicando em “SAIR”. 
  9. Repita todos os passos para efetivar as demais votações.
  10. Para cada votação, um e-mail de comprovante do voto será encaminhado ao eleitor.

TIVE PROBLEMAS PARA VOTAR, O QUE FAZER ?

Problemas podem ocorrer no processo de votação, porém é importante verificar os seguintes:

  • Sou associado/filiado novo e não consigo votar.
    A base de associados/filiados foi implantada em outubro pela comissão eleitoral. Novos filiados não entram nesta votação por estar fora desta base.
  • Não sei se sou filiado do Sindsemp-RJ.
    Muitos servidores são associados à Assemperj, mas não manifestaram interesse em se filiar ao Sindsemp-RJ. Para saber se é filiado ao Sindsemp-RJ, basta acessar o portal do associado: http://portal.assemperj.org.br , porém não será possível votar nesta eleição por não estar implantado na base de eleitores deste processo eleitoral. Nestes casos, o eleitor está apto apenas para votação à Assemperj, e não aparecerá a tela para votação para Assemperj.
  • Não consigo logar no SEV/MPRJ.
    Primeiro verifique se você está apto para votação. Apenas servidores efetivos da ativa votam. Servidores extraquadro não estão cadastrados na base acesso ao SEV/MPRJ. Inativos que manifestaram interesse previamente podem votar por via postal, desde que o voto chegue até à sede da Assemperj até as 17h do dia 23/11.Depois, verifique se você realmente está utilizando o login e senha utilizados no SCA/MPRJ, onde é emitido o contracheque e a marcação de férias.
  • Sou associado antigo à Assemperj e Sindsemp-RJ e não consigo votar.
    Neste caso, pode ter realmente acontecido algum problema. Pedimos para entrar em contato pelo (21) 97437-8433 para que possamos verificar junto à Comissão Eleitoral e com os responsáveis pelo sistema.

 

 

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Menu