Comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Conselho Nacional do Ministério Público lançou na última segunda-feira, 10 de dezembro, um videoclipe em celebração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A campanha é uma iniciativa da Presidência do CNMP, com apoio da União Europeia. O clipe visa difundir os direitos humanos previstos na Declaração e torná-los amplamente conhecidos pela sociedade em geral. A letra da música dá vida ao documento, trazendo os 30 artigos em versão musicada com linguagem fácil e acessível. Além do videoclipe e da música, a campanha conta com outras peças de comunicação para mídia impressa e digital, que podem ser acessadas na página www.cnmp.mp.br/amusica.

“São seus direitos! A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma direitos fundamentais e, com 70 anos, é mais do que atual. Pouca gente sabe, mas todas e todos devem saber a letra, pois só quem sabe, exerce seus direitos. Essa campanha vem para fortalecer o princípio de que todos os seres humanos têm a mesma dignidade e fruem os mesmos direitos”, afirma a presidente do CNMP e procuradora-geral da República, Raquel Dodge.
A campanha inédita do CNMP vem contribuir para a desconstrução do estigma que recai sobre os direitos humanos, frequentemente objeto de críticas baseadas em mero senso comum. O vídeo transmite a mensagem numa linguagem clara e direta, utilizando como recurso um ritmo musical que agrada principalmente ao público jovem.  A iniciativa do CNMP certamente virá contribuir para divulgar amplamente os direitos humanos, demonstrando assim que o Ministério Público também tem papel fundamental na defesa dos direitos humanos em nosso país.